terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Sétima Arte: 3096 dias

Passei alguns minutos pensando em como começar a escrever sobre esse filme, porque me chocou muito, confesso. 3096 dias foi baseado na autobiografia da Natascha Kumpusch.


Há alguns anos, uma história chocou o mundo, do reaparecimento da meninas austríaca sequestrada aos aos dez anos por um psicopata. Ela foi mantida em cativeiro, numa espécie de cela subterrânea que ao longo do filme descobrimos ter sido planejada e construída por meses apenas para esse fim. O filme mostra um pouco da realidade narrada no livro, as torturas a que foi submetida, não apenas físicas como dias de fome e estupro, mas a tortura psicológica.
Foram oito anos e meio submetidos ao confinamento. Após alguns anos o sequestrador passou a levá-la para esquiar, ir às compras, mas ela não tinha brechas necessárias para fugir, e o medo a retraia.Após a tentativa frustrada de pedir socorro no dia que ele a levou para esquiar, a tortura física a que foi submetida apenas reforçou esse medo/revolta.
O que mais choca, é a certa relação criada pela menina com o sequestrador, ao passo que ele é a única forma de contato que ela possuía. As cenas que representam o Natal na pequena cela 3mx2m, retratam bem isso. 
Cena do filme, porão onde ela era mantida.


Foi um descuido do sequestrador que deu a oportunidade a Natascha. O portão aberto que a levou para a liberdade, ou seria mais correto falar de libertação? Assim que percebeu a fuga, o sequestrador suicidou-se.
Tentar entender o motivo que o levou a criar essa fixação pela menina e criar toda estrutura para mantê-la sob seu poder por tanto tempo, é muito delicado. Loucura? Maldade? Tentativa de buscar o amor desfigurado recebido pela mãe obsessiva? Não saberemos nunca o que estava realmente na cabeça de Wolfgang Priklopil ao cometer este ato desumano.
Não escondo como fiquei em choque após ver o filme. Não consigo sequer me imaginar em uma situação parecida. E vem uma angustia, pelo tempo que ela perdeu longe da família, por tudo que ela deixou de viver. 
O filme está disponível para download em vários sites na internet. Vale a pena assitir. I hope you enjoy it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário